Um amigo veio até mim perguntar o que eu achava sobre uma nova ideia de negócio que ele está pensando em abrir para mudar de emprego. Então falamos sobre mercado, localização, margens, investimento, até que ele “confessou” que estava com vontade de empreender em um novo segmento pois já não se satisfazia aonde estava. Mas será que está é a jogada correta?
DESCUBRA O POR QUE
Eu já vi diversos eventos como esse acontecerem, e eu já protagonizei alguns, aonde alguém decide apostar em algo diferente pois está entediado, insatisfeito, não realizado com a situação atual. E não me entenda mal, eu sempre sou o primeiro a incentivar pessoas tentarem coisas novas, mas há que ter uma certa dose de precaução antes de fazer isto.
E a precaução a que eu me refiro não é ficar dias, meses, anos, analisando as 154 mil variáveis de tudo o que pode dar errado. Isso só vai lhe sobrecarregar e você nunca sairá do lugar. O que eu quer dizer, em primeiro lugar, é POR QUE você está fazendo isso?
SEU TEMPO É (AINDA MAIS) RELATIVO
Recentemente eu li um texto no qual dizia que cada pessoa encontra seu caminho na hora certa. Há pessoas que montaram empresas aos 18 anos e continuaram nelas até os 60. Outros, criaram impérios aos 50 anos de idade. Então, tempo é relativo, e o SEU tempo é mais ainda.
Neste sentido, quero dizer que durante os primeiros 8-9 anos de minha carreira, as minhas decisões de “aonde me meter” tinham certo grau de ponderação do que eu QUERIA fazer, por ser o que realmente gosto; e um outro peso, normalmente maior que o primeiro, dado para o fator financeiro, ou seja, grana.
Com isso, durante esse período, por mais que profissionalmente eu tenha me desenvolvido exponencialmente, eu nunca me sentia realmente realizado com o que fazia, e nem conseguia concretizar ações de longo prazo, pois estava com o foco errado.
Ao focar no dinheiro que eu, potencialmente, iria ganhar, eu deixava de lado fazer a melhor escolha de acordo com o que realmente me deixaria feliz. E quando o resultado não era o esperado, eu desanimava, e partia para outra tentativa, sempre utilizando a mesma ponderação.
As minhas duas últimas mudanças profissionais já refletiram essa virada de chave. Quando eu abri mão do meu escritório de investimentos para trabalhar numa Asset, meu objetivo era abrir uma filial no exterior. Vendo que não seria possível, fiz uma nova mudança, concretizada com minha vinda para os Estados Unidos.
Nunca me senti mais realizado na vida do que agora, fazendo o que gosto, aonde eu quero, e atuando com a certeza que me dedico muito mais para colocar planos e metas em prática, do que simplesmente pelo resultado financeiro no final.
Todavia, não quero que me entendam mal. É lógico que continuo tendo minhas metas financeiras. Mas ao longo desses últimos 13 anos, tomei consciência de que por mais rápido que eu queira andar, as coisas irão acontecer quando tiverem que acontecer. A minha única influência neste processo é manter a roda girando, pois com ela parada, nada vai pra frente. Estou, realisticamente, neste jogo olhando o longo prazo.
DESCUBRA-SE PRIMEIRO; MUDE DEPOIS
Voltando ao problema do meu amigo, depois que concluímos que a mudança desejada era pelo simples motivo de “mudar”, mais do que qualquer outra coisa, fiz algumas sugestões.
A primeira delas foi continuar aonde está. Por mais que você esteja de saco cheio de sua carreira, de seu chefe, de seu sócio, do seu trabalho, da sua rotina, vivemos em um mundo financeiro. Se você não tem dinheiro guardado para mandar todos à merda, você deve permanecer aonde está para poder pagar suas contas. Porém, isto ocupa apenas uma fração do seu dia. O resultado que você deseja alcançar, virá das demais horas.
Se você dividir seu dia em três turnos, verá que durante 8 horas você dorme, durante 8 você trabalha, e durante 8 você pode fazer o que quiser. É neste 1/3 do dia que você deve focar no primeiro momento. Utilize-o de forma exaustiva para uma das duas coisas:
– descobrir o que poderia lhe deixar profissionalmente realizado;
– trabalhar o máximo que pode para fazer isto acontecer.
QUAL CAMINHO SEGUIR
Se você ainda não sabe o que quer da vida, o que realmente lhe satisfaz, utilize estas 8 horas do dia para descobrir. Leia livros, converse com pessoas, vá à meet ups na sua cidade, veja filmes, assista à vídeos no YouTube, procure na internet. Vindo de uma geração que cresceu dependendo das informações que estavam contidas na Enciclopédia Barsa, é inadmissível que hoje alguém não invista horas de pesquisa na internet sobre qualquer coisa.
A sua única missão neste momento é descobrir qual caminho seguir.
SEJA EFICIENTE – TRABALHE MUITO
Assim que descobrir para onde quer seguir, você deve utilizar todas as forças, horas, energia que possuir para fazer isto acontecer. Isso não vai vir eliminando seu sono, sua alimentação, seu tempo com a família. Isso será feito apenas excluindo as coisas totalmente improdutivas que faz, como as incontáveis horas assistindo à séries no NetFlix, passando a tela do seu smartphone bisbilhotando a vida alheia, compartilhando vídeos no whats app.
Não é sobre “eliminar o prazer”, mas trocar a sua fonte de coisas que lhe deixam alegre. Talvez, todos estes artifícios que foram citados sejam sua forma de fugir da realidade que você odeia. Quando você estiver inserido em um ambiente no qual você se lamenta de ter que ir dormir pois não pode curti-lo, todas aquelas coisas se tornarão banais e não farão falta.
LARGUE SEU EMPREGO
Em determinado momento, será necessário tomar a decisão de largar o emprego/situação atual. E, como eu disse, caso você não tenha uma fonte de reserva, você deve fazê-lo naquela hora em que a sua nova aposta já lhe rende recursos o suficiente para substituir a fonte de renda.
De início, você poderá ficar com remorso de largar o emprego, afinal, aumentou seus rendimentos com o novo desafio. Porém, deve lembrar por que você fez isso, em primeiro lugar. O segundo ponto que deve ser levado em consideração é que você estará fazendo algo que ama, e o resultado financeiro virá única e exclusivamente da sua ambição (AMBIÇÃO É DIFERENTE DE GANÂNCIA) e vontade de ir além.
TENHA O FOCO CERTO
Quando eu estava na pós graduação, um colega disse a empresa aonde você trabalha determina seu futuro. Ela que decidirá quais especializações fazer, que atividades desempenhar, e como você deverá crescer lá dentro.
Eu discordo completamente desta mentalidade. Isto é um pensamento da geração anterior à minha. A empresa tem, sim, suas diretrizes e necessidades. Mas cabe a você decidir se quer segui-las, ou não.
Assim, devemos manter o foco no que desejamos e estarmos pronto para muitas mudanças no caminho.
Eu realmente acredito e incentivo as pessoas a mudarem e buscarem o que gostam pois foi o que eu fiz para mim. Durante 10 anos eu procurei aonde eu queria estar e o que desejava fazer. Este foi o meu tempo. Agora que eu encontrei, estou no modo de execução.
Pingback: con cóc số mấy
If you want to get much from this article then you have to
apply these methods to your won weblog.
Pingback: nằm mơ thấy rắn hổ mang đen
Pingback: nằm mơ thấy chó chết
Pingback: glo carts
Pingback: để cây gì trên bàn làm việc
Pingback: mơ thấy đứt tay chảy máu
Pingback: chiem bao thay di hoc
Pingback: ดูการ์ตูนออนไลน์2020
Pingback: diamond art
It’s a shame you don’t have a donate button! I’d definitely donate to this superb blog!
I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account.
I lolok forwadd to brand new updates and will share this website with mmy Facebook group.
Chat soon!
Also visit mmy webpage – urinary tract infection
I know this website provides quality based articles
and other data, is there any other web page which provides such things in quality?
Take a look at my page – appartamento Costa Rei
Greetings! Very useful advice within this post! It’s the little
changes which will make the biggest changes.
Thanks for sharing!
Right here is the perfect website for anyone who wishes to find out about this topic.
You understand a whole lot its almost tough to argue with you (not that I personally would want to…HaHa).
You definitely put a brand new spin on a
topic that has been discussed for a long time. Great
stuff, just excellent!
I would like to consider the ability of thanking you for
that professional instruction I have constantly enjoyed browsing your site.
We’re looking forward to the commencement of my university
research and the whole planning would never have been complete without surfing your web blog.
If I could be of any assistance to others, I’d be delighted to help through what I have gained from here.
Feel free to visit my site … how do i operate a bissell carpet cleaner
If you wish for youtube To mp4 take a great deal
from this piece of writing then you have to apply these methods to your won website.
free online dating websites,free dating websites
free dating websites,dating sites free http://freedatingste.com/
It’s great that you are getting ideas from this article as well as
from our argument made here.
Also visit my website :: best deep steam carpet cleaner
Pingback: wigs for women
Pingback: Sony DAV-DZ110 manuals
Terrific post however , I was wondering if you could write a litte
more on this topic? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit more.
Thanks!
my web-site: 먹튀사이트
I do consider all of the ideas you have presented
for your post. They are very convincing and can certainly
work. Still, the posts are very quick for starters. May just you please prolong them a little from
subsequent time? Thanks for the post.
I am really inspired together with your writing skills and also with the structure on your weblog.
Is this a paid topic or did you modify it yourself? Anyway keep up the excellent quality writing,
it’s rare to look a great blog like this one today..
Pingback: AWS DevOps
Hi there just wanted to give you a quick heads up. The text
in your post seem to be running off the screen in Internet explorer.
I’m not sure if this is a formatting issue or something
to do with internet browser compatibility but I figured I’d
post to let you know. The layout look great though! Hope you get
the problem resolved soon. Thanks