DESAFIE-SE

Você treina, estuda, exercita-se diariamente, sempre com o objetivo de melhorar. Tem uma alimentação melhor, controla seu tempo para que as tarefas caibam no relógio, tenta permanecer o mais focado possível. Entretanto, você está no caminho certo para atingir seu objetivos? Todo o esforço está sendo recompensado? Você só saberá se desafiar-se.

Uma das minhas principais fraquezas no ciclismo são as subidas. As coxas simplesmente “gritam” na hora de um morro. No meu primeiro triathlon, em Balneário Camboriú, com a maior humildade que poderia ter, apenas 4 meses depois de começar a pedalar, simplesmente desci da “magrela” e a empurrei morro acima, tamanha era a inclinação e o meu despreparo. De lá para cá, nunca tinha percebido mudanças significativas. Na minha mente, sempre estava que precisava fortalecer a musculatura da perna, para aguentar o tranco, porém, dificilmente o fazia. Até que o meu médico me obrigou, para que eu não tivesse problemas futuros com meus joelhos devido aos excessos da corrida.

2014-07-27 10.55.28

A partir dai, com ajuda de Educadores Físicos, passei a prestar mais atenção e dedicar-me aos exercícios de membros inferiores: agachamento, leg press, extensor, flexor, abdutor, afundo, etc. Todo o “arsenal de coxas” que a Viviane Araújo e a Gracyanne Barbosa estão acostumadas (e pegam MUITO mais peso que eu) passei a fazer. Mas, de fato, não sabia se existia evolução. Até que um amigo marcou um pedal diferente e os quadríceps foram postos à prova. O resultado saiu melhor do que o esperado. Os morros foram superados dentro de um esforço aceitável, sem a necessidade de “arregar”, de colocar o pé no chão. Saí do pedal “morto”, mas feliz em ver progresso, o que se transforma em uma dose cavalar de auto-motivação.

Seja em qual situação for, qualquer preparação exige que nos testemos ao longo do caminho para identificarmos aonde localizam-se nossas deficiências e nossas potencialidades. Ao deixarmos para tomar estas conclusões apenas no objetivo final, será tarde demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =