VOCÊ VAI SE TORNAR INÚTIL

Se você tem um trabalho repetitivo, seja ele industrial, como operário de uma fábrica; ou de serviços, como um assistente de contabilidade, prepare-se: se você não trouxer valor de verdade para seu cliente/empregador, você vai perder seu emprego e se tornará inútil.

Joseph Schumpeter já propagava sua teoria da destruição criadora. E, resumindo suas centenas de páginas de teoria, destrói-se algo velho, obsoleto, ultrapassado, ineficiente, para inserir uma tecnologia, serviço, função atualizada, moderna, eficiente e eficaz.

É assim na indústria: homens dão lugar às máquinas.

Nos serviços, a mesma coisa: assistentes de contabilidade são substituídos por leitores de códigos de barra que fazem os lançamentos contábeis no momento da venda.

E os profissionais liberais também são substituídos pouco a pouco. Em 1995, com a introdução do Home Broker, centenas de corretores de ações tiveram seus empregos exterminados. Agora é a vez dos corretores de imóveis.

A Hubbers entra no mercado com o objetivo de, sem dó nem piedade, acabar com os corretores de imóveis. Sua meta é ser o “Uber” da compra de propriedades imobiliárias, ligando o comprador diretamente ao vendedor, sem a necessidade de uma pessoa “no meio do caminho” para ganhar uma comissão.

Cruel? Não sei. Seletivo? Certamente.

A substituição de prestadores de serviços por aplicativos e “automatizadores” é uma tendência sem volta. Toda profissão, antigamente, dada como “estável” e “padronizada” não precisa de um ser humano para desempenhá-la. Se o seu cérebro pode ser programado para fazer sempre a mesma coisa, um computador fará ainda melhor. Sem errar. E sem descansar.

A solução é “sabotar o sistema”. E com isso não quero dizer fazer greve, destruir patrimônio, lutar contra o capitalismo desenfreado. O objetivo aqui é ser diferente. Não ser um corretor, ou um contador, mas transformar o seu conhecimento em valor para o cliente/empregador.

Registrar débitos e créditos é simples. Achar brechas, ou melhores caminhos, na Lei, é difícil.

Efetuar uma transação de compra e venda é fácil. Ajudar o cliente a comprar o imóvel correto, da melhor forma possível, maximizando seu retorno, é difícil e subjetivo.

Então, meu caro, pare e pense hoje na sua função. Se ela se repete todo dia, e você não precisa pensar e bolar soluções, tenha certeza de uma coisa: você vai perder seu emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 7 =