VOCÊ PRECISA SABER SE AJUSTAR

planejamento

Eu vejo muitas semelhanças em praticar triathlon de longa distância e montar/tocar uma empresa. Em ambos, para você poder completar qualquer tipo de objetivo, é necessário planejamento e muito trabalho. Se você pular um ou outro, é certo que o resultado será prejudicado, ou até não alcançado. A quebra pode acontecer nos dois casos: tanto do atleta quanto da empresa. Isso não significa, porém, que basta apenas planejar e trabalhar. É preciso, também, saber se ajustar.

Seria excelente se tudo ocorresse como idealizado. Vamos fazer esta campanha, vamos vender x unidades, vamos faturar Y, e no final do ano, teremos Z de lucro.

O atleta pensa, vou nadar com média de X, vou pedalar com velocidade de Y, e vou correr com pace Z. Assim, vou terminar a prova em tantas horas.

Ah, se tudo fosse flores, se o mundo fosse uma equação de duas variáveis, aonde ao fazer X você encontrará Y. Há muito mais envolvido em uma empresa e no triatlhon do que aquilo que conseguimos planejar. É fato que pensar com antecedência e traçar o plano vai elevar significativamente suas chances de alcançar o desejado. Porém, é impossível prever tudo o que pode acontecer no meio do caminho, entre o início da empreitada até sua conclusão.

Hoje, por exemplo, havia colocado meu despertador para tocar 5:45am. Sábados, geralmente, são os treinos mais completos. Porém, cansado demais, acordei apenas às 6:30am e cheguei atrasado para o treino, me alimentando mal. Fiz a primeira etapa, a natação, e não me senti bem. Voltei pra casa, comi, e continuei a treinar. Resultado, consegui fazer todas as modalidades dentro do prazo estabelecido para cada uma.

Isso foi saber ajustar. Eu poderia ter continuado a treinar, mesmo sentindo que estava despreparado. Tenho certeza que ia ter que parar mais a frente e não completaria todo o treino. Saber avaliar a situação e tomar uma atitude não planejada no tempo certo sempre será o diferencial entre a vitória e a derrota. Neste caso, a vitória pode nem ser exatamente o resultado esperado, mas algo muito próximo dele que será infinitamente melhor que não completar absolutamente nada.

Em ambientes empresariais, situações análogas podem acontecer. Você fez seu planejamento se programou para vender de uma certa forma, porém, o mercado não aceitou a sua estratégia, e as vendas não aconteceram. Você tem, basicamente, duas opções: sentar, chorar e culpar o mercado por não ter “compreendido” o que você queria; ou se ajustar e fazer aquilo que o mercado quer receber.

A beleza do livre mercado é que ninguém é grande o suficiente para alterá-lo. O mercado é o mercado. Você e sua empresa são apenas uma pequena parte dele. A sua capacidade de ajustar-se às condições correntes e sua resiliência em continuar tentando é que determinarão o seu nível de sucesso.

Reclamar do mercado nunca foi, nunca é e nunca será a estratégia correta. Para ganhar, você deve se ajustar.

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