POR QUE VOCÊ DEVE COMECAR A USAR O CANVAS

Fui introduzido ao método Canvas de desenvolvimento de modelo de negócios em 2010, quando criava a empresa de consultoria de investimentos Saber Investir, vendida em 2012. Naquele momento, tínhamos uma grande dúvida de como nos diferenciar das demais empresas do setor e como atingir nosso público alvo. E, usando o método Canvas, conseguimos muito mais do que isso.

Este processo, criado pelos professores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, ajuda o empreendedor a (re)pensar a forma como deseja atuar (modelo de negócios) com dois focos: o lado racional, definindo como a empresa irá operar; e o lado emocional, sendo este o responsável por atingir o público desejado.

Ao dividir o planejamento do modelo de negócios em 9 etapas, o método cria um cronograma de ações, pensamento e discussões complementares, que auxiliam a desenvolver, questionar, reinventar e inovar o modelo de negócios da sua empresa.

Segmento de Clientes

O processo inicia-se com a determinação de qual o público alvo que deseja atingir, sendo ele consumidores unitários ou pessoas que desejam contratar algum tipo de serviço recorrente.

Proposta de Valor

Para mim, esta é a etapa mais importante do processo. Vender um produto ou serviço não é, de fato, uma proposta de valor. Acredito fortemente em Simon Sinek quando ele afirma que as pessoas não compram o que você vende, mas o “por que” você vende. E esse “por que” é a proposta de valor que sua empresa deseja entregar ao consumidor. O produto ou serviço que você oferece é apenas a materialização deste valor. Então, é necessário esgotar a discussão neste ponto para que o valor que sua empresa propõe ao cliente seja percebido e, principalmente, entregue.

Canais de Distribuição

Antigamente, para se adquirir algo era quase que obrigatório se dirigir a uma loja física. Hoje, a entrega do produto pode ser feita de diversas formas, seja em estabelecimentos multi-marcas, lojas próprias, com parceiros revendedores ou e-commerce. Não importa qual o modelo utilizado. O importante é saber como o cliente deseja receber seu produto ou serviço e fazer com que esse processo também crie valor para sua experiência de consumo.

Relacionamento com o Consumidor

Da mesma forma, é necessário entender como o seu consumidor deseja se relacionar com sua marca. Essa interação pode ser direta ou indireta, esporádica ou constante. A única coisa que não pode ser é inconveniente.

Fontes de Receita

As definições anteriores ajudam a perceber os tipos de fontes de receita que a empresa pode ter. Inicialmente estruturada para “apenas” vender um produto ou serviço específico, enteder as etapas iniciais pode ser fundamental para adicionar fontes de receitas incrementais ao seu negócio.

Recursos Chave

Passando para o lado “racional” do Canvas, neste ponto são listados quais os recursos essenciais para seu negócio. Aqui procura-se identificar aquilo que é necessário ter “dentro de casa” ou contratar de forma externa.

Atividades Chave

Visando a eficácia e eficiência, o empreendedor precisa saber quais atividades são indispensáveis para entregar o valor proposto ao seu segmento de clientes.

Parceiros Chave

Ter parceiros pode ajudá-lo a alavancar seu modelo de negócios e facilitar a entrega de valor, ao mesmo tempo que reduz sua estrutura de custo interna. Você pode delegar algumas das atividades chave e terceirizar recursos chave a parceiros estratégicos.

Procure identificar quem pode ser importante para que você consiga atingir seu consumidor de forma satisfatória.

Estrutura de custos

Agora que você entendeu como sua empresa deverá operar, você pode estimar qual sua estrutura de custos e como isso afetará no preço final do seu produto ou serviço.

 

O método Canvas não é estático. Mudanças podem aparecer durante o próprio processo, na medida em que algo identificado como Recurso Chave pode ser delegado a um Parceiro Estratégico, por exemplo.,

Tenha sempre em mente que modelos de negócios devem ser sempre atualizados para que sua proposta de valor seja percebida pelo consumidor. Porém, uma coisa deve ficar sempre clara: entregue o que prometeu.

 

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