PILSNER URQUELL

A cervejaria Pizensky Prazdroj é conhecida por ter feito a cerveja Pilsner original. Meu primeiro contato com ela foi em 2013, em Zagreb, Croácia. Mas a história deles vem bem antes disso.

Em 1838 em Plzen, República Checa, haviam 250 burgos autorizados a produzirem cervejas, porém, nenhuma delas era de qualidade. Foi então que a Cidade decidiu que era hora de ser produzido algo que fosse único e de qualidade.

Montou-se um comitê é Martin Stelzer foi escolhido para fundar a Burgher’s Brewery, que no futuro se tornou a Pilsner Urquell. Junto a ele, uniu-se um mestre cerverjeiro da bavária, Josef Groll, e deram início à produção da cerveja.

Cinco anos mais tarde, bebia-se a primeira cerveja feita na cidade. Foi a primeira Golden Lager do mundo, de cor clara, refrescante e levemente adocicada de caramelo. A bebida fez tanto sucesso que até hoje a receita é a mesma.

Apesar de ser uma lager, a Pilsner Urquell é bem leve. Tem graduação alcoólica de 4.4%. Sua coloração é âmbar e a carbonação dela é suave.

No paladar, é possível sentir um pouco de mel e grãos. Ao final há um pequeno amargor.

Seu aroma possui notas florais e de mel.

Definitivamente, é uma cerveja para quem gosta de bebidas leves, que não pesam no estômago. Para quem gosta de tomar mais de uma, ela é perfeita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =