O QUE O ESPORTE PODE TE ENSINAR PARA A VIDA

Minha esposa sempre diz que as pessoas buscam três coisas na vida: ficar magro (ter um corpo minimamente saudável); ter dinheiro (não necessariamente ser milionário, mas conquistar mais do que apenas pagar as contas); e casar (ter um relacionamento significativo).

E eu vou complementar isso dizendo três motivos pelos quais as pessoas têm dificuldade de conseguir essas três coisas: falta de objetivo; falta de planejamento e falta de disciplina. E o esporte pode te ajudar a desenvolver estas habilidades que, se você aplicá-las a todos os aspectos da sua vida, o sucesso será garantido.

Primeiro passo é escolher um esporte que você ama fazer. Não pratique algo pela comodidade. Escolher jogar tênis pois ao lado da sua casa tem uma quadra, não é a razão certa. Você precisa ter prazer em executar aquela decisão. Se ela envolver um esforço extra, melhor ainda, pois isso vai imprimir no seu consciente que para ter as coisas que você quer é necessário dedicação. Assim você aprender que pode escolher o seu destino, ao invés de aceitar o que ofereceram lhe ofereceram (neste caso, a quadra de tênis ao lado de sua casa).

A segunda etapa, é colocar um objetivo a ser atingido. Escolheu o futebol? Marque 100 gols no ano! Decidiu praticar natação? Inscreva-se uma prova de travessia! Decidiu fazer jiu jitsu? Entre numa competição do seu nível (não precisa ganhar, apenas se inscreva)! Quer fazer dança de salão? Apresente-se no final do ano!

Ao ter um “por que” mais específico do que apenas “ser saudável”, “fazer alguma coisa”, “emagrecer”, você sabe exatamente aonde quer chegar, ao invés de andar indefinidamente sem rumo.

Para atingir esse objetivo, logicamente, você precisa se planejar, fazer uma engenharia reversa e pontuar tudo o que precisa ser feito. Lembra quando era criança e tinha aqueles joguinhos de labirinto? Vai dizer que você nunca desenhou o caminho certo começando do final? Aqui é a mesma coisa! Para participar de uma competição de Jiu Jitsu e não levar uma saraivada, você deve saber um mínimo de movimentos. Se não quer pisar no pé de seu(ua) parceiro(a) na apresentação da Escola de Dança, deve saber os passos. E assim vai.

Não é uma questão de chegar “de qualquer jeito”. É sobre conquistar os objetivos com eficiência. E isso só é possível se você determinar o caminho que precisa ser cumprido para chegar aonde quer. Afinal, se você não o fizer, alguma outra pessoa vai desejar um pra você… e não será para o destino que VOCÊ deseja.

Por fim, você precisa ter disciplina para executar tudo o que propôs. Lembre-se: isso é mais fácil quando VOCÊ faz a escolha. Por livre arbítrio, você colocou como meta correr a São Silvestre. E por isso, precisa treinar 4x por semana. Muitas outras coisas “mais interessantes” aparecerão no caminho, porém, você precisa sempre ter em mente o que realmente quer. E dizer não é sempre mais difícil, principalmente quando os outros não entendem sua decisão.

Quando você consegue completar esse objetivo, que nada tem a ver com dinheiro, profissão, ou outros “compromissos” de gente adulta, você se sentirá realizado, e entenderá que pode aplicar estes mesmo princípios a tudo, inclusive àqueles três pontos do início do texto: saúde, riqueza, família.

Quando você se tornar mais saudável, evoluirá no esporte.

Ao aprender a planejar, poderá comprar a casa dos sonhos.

Ao ter disciplina, aprenderá a se respeitar e a respeitar os outros, passo fundamental para um relacionamento duradouro.

Se você já tentou de tudo para ser magro, rico e com um relacionamento feliz e nada funcionou, comece a praticar um esporte. E tudo que aprender ali, aplique aos demais aspectos da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =