O MANIFESTO DO CFO

O Chief Financial Officer é um dos cargos mais importantes da empresa. Ele precisa pensar estrategicamente, como o CEO, porém convertendo suas ações em resultados financeiros, que garantirão o crescimento da empresa e o lucro para os acionistas.

Neste mesmo sentido, você, enquanto CFO de sua própria vida, precisa se posicionar de forma que você esteja no controle de suas ações, e que elas tragam os resultados que você procura.

Por isso, eu fiz este manifesto, com 10 itens, para você se estabelecer como o CFO da sua realidade.

Saiba seu valor

Em primeiro lugar, você vai esquecer esse papo de “humildade” e vai saber exatamente o seu valor. Isso significa ter bem claro no que você é bom, o por que você é bom, e como isso vai trazer impacto sobre os outros.

Se você for o melhor, diga que é o melhor. Se ainda não é, diga que está no caminho para sê-lo.

Se valorize para que os outros possam te valorizar.

Você vai criar valor para os outros

Você só será reconhecido como o melhor se souber trazer valor para as pessoas ao seu redor. E nem sempre isso será financeiro. Você precisa deixar a outra pessoa encantada com o seu serviço, seu produto ou seu relacionamento.

Se você não oferecer nada para os outros, dificilmente receberá algo em troca.

Você vai estabelecer metas

Para fazer bem o que você quer fazer, é necessário ter um objetivo. Sem saber aonde quer chegar, suas ações serão em vão e desmotivadoras. Assim, a qualidade da energia e trabalho que você oferece aos demais será prejudicada.

Você montará uma estratégia para alcançá-las

O seu passo a passo para atingir suas metas deverá estar claro não só na sua mente, mas em qualquer tipo de documento.

Você vai montar sua estratégia e registrá-la, para que possa acompanhar e melhorar, e assim, saber se está no caminho certo ou se desviando dele.

Você vai trabalhar muito

Nada vai acontecer por acaso. Você precisará trabalhar muito. E o resultado demorará a chegar. Se passarão 3, 4, 5, até 10 anos para você realmente estar no lugar que deseja.  E quanto mais trabalhar, mais sorte terá.

Você vai maximizar seus ativos

Um dos grandes erros das pessoas é não maximizar os ativos que possuem. E não falo apenas do dinheiro, mas de outros fatores que podem contribuir com seu crescimento pessoal.

Em primeiro lugar, temos o tempo. Este é o mais importante. O seu dia pode ter, tranquilamente, 16-18 horas úteis. Você não precisa dormir mais que 8 horas. Se você acha que sim, comece a dormir um pouco menos e verá que o hábito mudará seus padrões.

Aproveite cada minuto para ser produtivo. Esqueça as 25 temporadas de Netflix que não te acrescentam nada. Transforme isso em produtividade.

Depois temos o networking. Você deve usar e abusar de seus contatos, assim como deve deixar que os outros também lhe peçam favores. Quanto mais conexões reais você tiver, melhor será para seu crescimento.

E assim você pode maximizar tudo que possui, mesmo que esse tudo não seja dinheiro. Aplique o que você aprendeu no curso na sua vida real. Use seu segundo, terceiro, quarto idioma para se conectar com pessoas de outros países nas redes sociais. Utilize todo conhecimento útil que tem a seu favor.

Não deixe que seja apenas mais um livro na sua cabeceira, ou uma fórmula decorada na sua cabeça.

O seu ativo mais importante é o tempo

E eu fiz questão de repetir esse tópico pois, de tudo o que você possui, o tempo é o ativo mais escasso. Tão escasso que você não pode repô-lo, como faz com o dinheiro, com as máquinas, ou com os estudos.

Ele é finito e você nunca sabe quando ele vai acabar. Pode ser daqui há 90 anos, como pode ser daqui há 90 segundos.

Então, administre-o e maximize-o muito bem.

Você vai alavancar de forma inteligente

Além de maximizar, você precisa potencializar, e isso será feito sempre que você entender e puder controlar os riscos envolvidos.

Por que você vai crescer sozinho se pode ter um sócio? Ele pode suprir uma necessidade que você não possui e alavancar o seu crescimento.

O dinheiro do banco é barato? Use-o. O banco entende o SEU risco. Por isso ele lhe cobra uma taxa de juros. Se você quebrar, ele já sabia que isso poderia acontecer. Não se lamente. Apenas use e abuse.

Você compartilhará seu conhecimento

Isso faz parte da criação de valor. Ao efetuar uma venda, seu cliente precisa sair da loja conhecendo mais do produto do que quando entrou.

Quando você falar com um colega de trabalho, transmita conhecimento.

Ao conversar com o seu chefe, deixe claro que você entende tanto quanto ou até mais do que ele.

Cuide para não ser arrogante.

Não tenha medo de utilizarem o que você ensinou para lhe darem um balão. Se alguém preferiu fazer com outro, isso é bom para você, pois bom mesmo é ter pessoas leais por perto.

Você liderará outros a atingirem as suas metas

Nenhuma conquista é feita sozinha. Sempre há alguém que nos ajuda, que nos ilumina, ou que nos acompanha na nossa caminhada.

Se você não entender que também deve ajudá-los, aos poucos os bons se afastarão e só ficarão aqueles que querem sugar e não dar nada em troca.

No fim, você estará sozinho ou mal acompanhado.

Ao liderar outras pessoas para suas metas, elas se tornarão amigas, cúmplices das conquistas mútuas.

E ai, você terá alguém leal a você para sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =