JOE SATRIANI

Joe Satriani bem que poderia ser conhecido como “O Professor”, afinal ele deu aulas a alguns dos melhores guitarristas do mundo, como Steve Vai (Whitesnake e Steve Vai) e Kirk Hammett (Metallica). Com estilo bem técnico, Satriani foi capaz de fazer sua guitarra cantar, e criou verdadeiros hits.

Meu primeiro contato com a música de Joe Satriani foi através do álbum Surfing with the Alien, com músicas como “Surfing with the Alien”, “Satch Boogie” e “Always with Me, Always with you”. Essa última, inclusive, muita gente achava que era a mesma do comercial do cigarro Free, nos anos 80, mas era só parecida.

Na mesma época, comecei a explorar outros álbuns, como o “The Extremist”, que abriga o clássico “Summer Song”, e “Motocycle Driver”, de qual foi retirada uma das vinhetas de chamada para intervalo do Globo Esporte (ou Esporte Espetacular, não lembro bem).

Ao longo do tempo, o estilo de Satriani não mudou muito. Com muita influência de rock e blues, seus discos são sempre bem ecléticos, com músicas rápidas, algumas baladas, e sempre bem melódicas, o que agrada até quem não gosta muito de músicas instrumentais.

Apesar de usar muitos efeitos, o som de sua guitarra é sempre muito claro e agradável. O seu background técnico é colocado na medida certa em suas criações, sem deixar aquele aspecto de arrogância de “veja o quão rápido e quantas notas eu consigo colocar em uma música”, como é o caso de outros excelentes guitarristas, como Yngwie Malmsteen e o brasileiro Yamandu Costa.

Com melodia agradável e frases marcantes, é um estilo de som que conquista qualquer um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + vinte =