TESOURO – A TETA SECOU… NOVAMENTE

Mais uma vez, o investidor brasileiro vê seus ganhos indo para o brejo. Em janeiro de 2016, títulos do Tesouro chegavam a pagar 16% ao ano, quando negociados no Tesouro Direto. Era um produto imbatível. Não havia risco que compensasse largar essa teta: retorno algo, garantia de pagamento, e liquidez diária. Mas a festa acabou.

Tesouro Direto – Ganho Real = 1% ao ano.

Muito provavelmente na próxima reunião do COPOM haverá um corte de 0.75 ou 1.00 na taxa de juros SELIC, que hoje está em 10.25%. Isso vai levar o retorno bruto do Tesouro Direto para um dígito, depois de anos de ganhos extraordinariamente fáceis. E a situação piora ainda mais quando descontamos a inflação. O retorno real para o investidor é menos de 2%…. ao ANO.

Ou seja, este é (mais uma vez) o momento para investidores buscarem outras alternativas ao Tesouro de aplicar seus recursos. Eu realmente acredito que é necessário ter uma reserva de liquidez em produtos com resgate fácil, baixíssimo risco e, consequentemente, pouco retorno. Essas “reservas” são para emergências, não para ganhar dinheiro.

O momento da vida e o montante a ser reservado depende de cada um. Eu, por exemplo, ainda não guardo nada em renda fixa. Mas vou deixar este tópico para outro post, pois agora temos que falar de INVESTIMENTO.

Tenha uma Renda Extra

Existem alguns fundos imobiliários que já pagam mais dividendos que o retorno da própria SELIC, como publicou o Infomoney no dia 14/07 (clique aqui).

Há empresas que também pagam excelente dividendos para seus acionistas, como mostrou uma pesquisa da Exame, em janeiro de 2017 (clique aqui).

Um dos grandes problemas dos investidores que NUNCA entram nestes ativos, mas sempre dizem “eu deveria ter entrado antes daquilo… ou antes disso…” é que eles sempre vêem o problema e nunca a solução.

ESTES INVESTIMENTOS SÃO DE LONGO PRAZO, E NÃO IMPORTA SE VOCÊ NÃO ENTROU NO PASSADO! O QUE IMPORTA É A DECISÃO QUE VOCÊ PRECISA TOMAR HOJE PARA COMPRÁ-LOS!!!

Conheço muita gente que não investe em bolsa, “supostamente”, pois “queria ter entrado em 2003”; “que deveria ter entrado em 2008, depois da crise”, e assim vai. É o investidor gerúndio – está sempre pensando e nunca agindo.

Você quer ganhar dinheiro no longo prazo? Comece a comprar hoje ações de boas empresas, cotas de bons fundos imobiliários, ativos imobiliários que lhe geram renda.

“Cash is king”

Esqueça a ideia de que você vai investir seus R$ 100,00 em uma ação e, depois de 6 meses, 1 ano você estará milionário. É mais fácil você nascer novamente que isso acontecer.

Concentre-se no longo prazo. Entenda que as empresas e projetos em que você investe fazem sentido. Não se importe com a cotação.

SE A EMPRESA É BOA, COMPRE! Compre hoje. Mês que vem. No seguinte. Todo dia 5, ou dia 10. Não importa. Apenas compre.

É o longo prazo, a acumulação que vai te fazer ter um bom patrimônio, e não a “tacada de sorte”.

Então, na próxima vez que você pensar em investir, por obséquio, faça-se um favor: invista dinheiro que não fará falta; compre um bom ativo; repita no mês seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 8 =