10 SEMANAS PARA IRONMAN WISCONSIN – COMO MANTER A SANIDADE MENTAL

Eu estou acima do peso que gostaria, treinando menos do que deveria, e, muitas vezes, me pego pensando se, no atual momento da minha vida pessoal e profissional, fazer uma prova de Ironman é uma boa ideia.

Quem já passou por essa experiência como eu passei em 2014 e 2015, sabe como treinar para fazer uma prova na qual se nada 3.8km, pedala 180km e corre uma maratona no final consome seu tempo. Em momentos de pico, os treinos podem acumular 20 horas semanais. São praticamente 3 horas por dia. E adicione horas de descanso, alimentação correta, etc.

Falta de tempo, todavia, nunca me parece uma “desculpa” viável, se é que há uma. Na verdade, dividimos nossas horas do dia conforme nossas prioridades, desejos, vontades e metas.

Quando me preparei para meu primeiro Iron, eu trabalhava 8-9 horas por dia em uma empresa de investimentos financeiros e, à noite, lecionava mais 3 horas, cerca de 4 vezes por semana. Adicionalmente, dava cursos nos finais de semana.

Não obstante à vida profissional, naquela época eu acabava de me casar, e todos sabem as responsabilidades de uma vida a dois.

Em 2016 e 2017, eu “não achei tempo” para treinar. Ou melhor, eu não estava com a cabeça focada nisso. Apesar de tecnicamente “querer” fazer um Ironman, eu de fato não queria. E por isso, acabei por desistir do Ironman Brasil 2016, e fiquei cerca de 6 meses sem treinar.

Até que, há aproximadamente um ano atrás eu voltei. Com objetivos diferentes, metas diferentes, e razões diferentes, mas voltei. Até o comprometimento no início era questionável. Sabe quando iniciamos algo que já gostamos uma vez só para ver se a paixão volta novamente? Então, foi assim por cerca de 11 meses de treinos.

Continuava fora do peso, continuava treinando menos do que deveria, mas mesmo assim completei uma prova intermediária, o Meio Iron de Haines City, na Flórida.

As coisas não estão fáceis. Profissionalmente, estamos num dos momentos mais importantes da nossa jornada aqui nos Estados Unidos. Obras em fase de conclusão e outras começando. Todos os problemas acontecendo de uma só vez.

A incerteza do futuro, em vários momentos, é desesperadora. E eu sou um cara que gosta do incerto. Aquele negócio, todo programado, sem surpresas, é chato de mais. Eu gosto de aventura, de adrenalina, e tensão. Mas até eu reconheço que em alguns momentos recentes, foi demais.

Então por que passar por tudo isso? Por que se forçar a acorda 4 e meia da manha para treinar? Por que iniciar uma dieta restritiva (mais uma cobrança..)? Por que submeter-se há horas e horas de treino?

Porque, no meio do turbilhão de coisas que acontece atualmente em minha vida, acredito que é isso que mantém minha sanidade mental.

Um comentário em “10 SEMANAS PARA IRONMAN WISCONSIN – COMO MANTER A SANIDADE MENTAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =